Satisfação

O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como superar as expectativas.

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inteligencia emocionalManter um negócio demanda tanto esforço quanto manter um relacionamento. A comparação pode parecer estranha, mas é o que defende o americano Eric Schiffer. Empreendedor em série, ele é o atual presidente da 99¢ Only Stores (que é como uma versão americana das lojas de R$ 1,99). Em sua última coluna no site da Entrepreneur, o empresário defende que o componente mais importante para manter tanto a sua empresa como o seu relacionamento de pé é a inteligência emocional. "Na verdade, as regras para alcançar seus objetivos nos negócios são as mesmas para o amor", diz.

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fidelizar clienteEspecialmente em tempos de crise, vender mais para o mesmo cliente pode ser a melhor alternativa para garantir os resultados e fazer com que as metas sejam batidas. É fato que em períodos de retração econômica as pessoas e empresas arriscam menos, deixam de comprar novos produtos/serviços e também de procurar por novos vendedores. Ou seja, o vendedor deve se agarrar aos seus clientes e batalhar para que eles ampliem o ticket médio, fatos que, claro, podem render indicações e novos contatos.

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