CONTEÚDOBgConteudo_03

logo

É permitido o aumento de capital social através de lucros acumulados?

quinta, 21 de agosto de 2008

É permitido o aumento de capital social através de lucros acumulados?

Na sociedade por quotas de responsabilidade limitada, os sócios podem decidir por aumentar o capital social, utilizando o saldo das contas de lucros acumulados.

A conta de lucros acumulados registra o lucro líquido do exercício, que permanece suspenso, até que os sócios deliberem por sua distribuição ou capitalização.

A capitalização dos valores mencionados depende de alteração do contrato social, onde deverá constar expressamente que a integralização está sendo efetuada com o aproveitamento de lucros acumulados e a proporção que cabe a cada sócio.

Com base nos dados acima, o registro contábil correspondente ao aumento do capital social mediante aproveitamento do saldo da conta de reserva de correção monetária do capital e do saldo de lucros acumulados, na data do instrumento de alteração contratual, será o seguinte:

VALOR = 10.000,00

 

D - LUCROS ACUMULADOS (Patrimônio Líquido)

 

C - CAPITAL SOCIAL (Patrimônio Líquido)

10.000,00

 

 

Valor ref. ao aumento do capital social mediante aproveitamento do saldo da conta lucros acumulados, conforme cláusula 3ª do instrumento de alteração de contrato social registrado na Junta comercial do Estado...., sob o nº ....., atribuído proporcionalmente à participação de cada sócio, a saber:

 

Sócio A

R$ 5.000,00

Sócio B

R$ 5.000,00